A Beleza do Cristal Swarovski

 

O cristal Swarovski é um produto sintético – criado em fábrica – que imita o diamante ou outras pedras preciosas (dependendo da sua cor); é muito utilizado no universo da moda em roupas, joias e acessórios e também está presente em objetos de decoração, eletrônicos e enfeites. Por ser conhecido no mundo todo pela gama de cores, efeitos e por ter um brilho maravilhoso, o cristal Swarovski é muito confundido no mercado de luxo por outras pedras, como a zircônia cúbica e o strass (vidro ou plástico). Os principais diferenciais do cristal Swarovski são as facetas lapidadas com precisão que garantem a máxima refração da luz, auferindo transparência, brilho inigualável e luminosidade intensa (por conter aproximadamente trinta e dois por cento de chumbo na sua composição) além de ser muito resistente a cortes e gravações.

Entendemos que é inviável usar pedras preciosas naturais em roupas e acessórios, pois eleva muito o custo final do produto e pensando assim, Coco Chanel foi a primeira estilista a utilizar os cristais Swarovski em suas coleções. Ela apostou nas pérolas falsas no lugar das verdadeiras e nos cristais em vez de diamantes e afirmava que o importante era “enfeitar a mulher e não fazê-la parecer rica”. O cristal Swarovski é sinônimo de sucesso, beleza, qualidade, glamour, estilo e fascina suas clientes ao redor do mundo pelo brilho único, lapidação precisa e variedade de cores. Mas da onde vem o nome Swarovski ?

swarovski

Max Colar Com Cristais Swarovski

swarovski

Scarpin Peep Toe Christian Louboutin Com Cristais Swarovski

  A Origem do Cristal Swarovski

Em 1892, o talentoso austríaco Daniel Swarovski inventou uma máquina de corte e polimento de cristais e pedras preciosas. Ele trabalhava na pequena fábrica de corte do pai quando descobriu através dessa máquina, que seu corte automático era preciso, perfeitamente facetado e muito superior à do processo manual. Então, já em 1895, em Wattens, na Áustria, Daniel fundou a companhia Swarovski AG e partir daí, ampliou sua gama de produtos, virou referência mundial em objetos e joias de cristal e não parou mais de crescer. O segredo desse corte industrial revolucionário sempre foi guardado a sete chaves e ainda são terminantemente proibidas visitas à fábrica. Criaram produtos de cristal com alta qualidade e brilho como joias, pedras para bijuterias, lustres, miniaturas, tecidos, acessórios em geral, relógios e peças para decoração, visando sempre satisfazer os exigentes e sofisticados consumidores. Para comemorar os cem anos da empresa, foi inaugurado em Wattens o belíssimo museu Kristallwelten (Mundo dos Cristais), que proporciona uma viagem multimídia cheia de emoções, curiosidades e surpresas sobre o mundo do cristal, vários eventos culturais e uma deliciosa culinária internacional. Sempre em busca da perfeição e à frente de sua época, a centenária Swarovski continua se destacando no mercado competitivo de luxo através de suas lojas e em parcerias com grandes designs e estilistas da alta costura.

O Cristal Swarovski na Moda

Já no começo do século passado, a griffe Swarovski começou a trabalhar com estilistas famosos como a francesa Coco Chanel e a italiana Schiaparelli. O renomado estilista francês Christian Dior, nos anos 50, utilizava bastante esses cristais e com o intuito de agregar mais brilho em suas coleções, desenvolveu em parceria com a Swarovski, uma pedra com tratamento químico especial que da à superfície uma aparência multicolorida e que ainda é grande sucesso: a Aurora Borealis (Aurora Boreal). Nos anos 70, a grife lança a primeira coleção de joias fashion, incentivando a demanda por esse produto.

swarovski

Modelo Em Trabalho Fotográfico Chamado “Elementos De Cristais Mágicos”, Para Vogue Alemã Fonte: Site El Poder De Las Ideas

swarovski

Ensaio Para Vogue Alemã, Tem Interpretação Dinâmica, Mística E Surreal Fonte: Site El Poder De Las Ideas

Em 1993, Swarovski criou a malha de cristal (Crystal Mesh), tiras flexíveis bordadas em cristal, voltadas para a confecção de acessórios, bastante utilizada pelas grifes de luxo como Chanel, Dolce & Gabbana e Louis Vuitton. Ainda nos anos 90, a fim de fortalecer a imagem da marca, a Swarovski usou uma estratégia genial de marketing, convidando grandes estilistas europeus como Alexander McQueen e John Galliano para conhecer a empresa austríaca e receber gratuitamente seus cristais para as confecções de suas coleções. A única condição imposta pela Swarovski era que após os desfiles, os estilistas precisavam dizer que os cristais nas roupas das modelos eram Swarovski. Em 2007, em parceria com o estilista Hussein Chalayan, mostraram em um desfile, roupas que emitissem luz de verdade. As roupas eram cravejadas com cristais Swarovski e microlâmpadas de led, destacando e reluzindo ainda mais o brilho do cristal. Atualmente a Swarovski mantém parcerias com marcas do mercado de luxo como Yves Saint Laurent, Armani, Versage, Gucci, Prada, Christian Louboutin e designs de vanguardas como Hussein Chalayan e Victor & Rolf.

Atualmente a empresa tem mais de 2.200 lojas espalhadas em 120 países, bem como o site da Swarovski e lojas online. No Brasil, a primeira loja foi aberta no Shopping Morumbi em São Paulo, no ano 2000, e agora conta com um total de 23 lojas em todo país. São fabricados em média 300 milhões de unidades de cristais por dia, em 50 mil variações de cores, formatos e tamanhos. Coleções novas são lançadas a cada trimestre, sempre oferecendo beleza e diversidade nos produtos. Assim, a Swarovski adentra o século XXI, sendo referência nos quesitos corte e polimento de vidros e produtos de cristal e sinônimo de alta qualidade, bom gosto e luxo.

swarovski

Nova Loja Swarovski “Crystal Forest” Em Ginza, Japão

swarovski

Escadaria Da Loja Proporciona Sensação Espetacular De Escalar O Gelo

Curiosidades

O nome Strass foi patenteado pela Swarovski para identificar as pedras que originalmente ornamentavam seus lustres de cristal. Os cristais que decoram o Metropolitan Opera em Nova York e o Palácio de Versalhes na França, são cristais Swarovski.

Confira no vídeo abaixo, a campanha publicitária global de Swarovski Elements.

Fontes de Pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre e site da Swarovski

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Joias e Acessórios, Moda e Beleza and tagged , , , , , , .

Deixe um comentário