As Gemas Preciosas de Novembro

As gemas preciosas que simbolizam o mês de novembro, segundo os esotéricos, são duas: o topázio e o citrino. O citrino é um dióxido mineral de silício pertencente ao grupo quartzo, com dureza 7 na Escala de Mohs. O topázio é um cristal silicato de alumínio hidróxido fluorídrico com dureza 8. Esse mineral (topázio) apresenta três variedades mais importantes e fáceis de obter: topázio azul, topázio incolor (ou branco) e topázio imperial. Nesse artigo, falo um pouco sobre essas gemas preciosas muito procuradas nas joalherias em todo mundo.

Dureza-de-Mohs (2)

Escala de Dureza de Mohs

 

Características das Gemas Preciosas

 

Citrino

O nome citrino é derivado do latim citrus, que foi dado devido à sua coloração amarelada. Possui uma variedade de tons que vão do amarelo claro ao amarelo-pardo e dourado. Essa pigmentação amarelada é proveniente das impurezas de ferro presentes em sua composição. A maioria dos citrinos encontrados para comercialização é de ametista (também do grupo quartzo) tratada a quente (queimada). Geralmente o citrino natural é de um amarelo pálido. Em geral, o âmbar escuro e o alaranjado são tratados a quente. É possível ocorrer fraturas nessa gema quando submetida à mudança de temperatura. O citrino sofre reações quando entra em contato com produtos químicos como o ácido fluorídrico e o fluoreto de amônia. O citrino é transparente, não tem clivagem* nem fluorescência. Depósitos de citrino natural são encontrados no Brasil, África, Madagascar, Espanha, Rússia, França, Escócia e Estados Unidos.

gemas preciosas de novembro

Citrino em estado bruto

gemas preciosas de novembro

Brincos com citrino e diamantes da HStern

 

gemas preciosas de novembro

Anéis variados com citrino e diamantes da HStern

Topázio

Possivelmente o nome topázio é proveniente da ilha Zebirget no Mar Vermelho (a antiga Topazos). A outra derivação possível é a palavra em sânscrito topaz que significa “fogo”. As cores naturais já encontradas do topázio incluem dourada, azul, rosa, marrom, laranja, incolor e tons mais raros como verde e vermelho pálidos. O topázio incolor geralmente é irradiado artificialmente (processo em que a gema é exposta aos efeitos de uma radiação para alterar sua cor) para criar vários tons de azul. Apresenta pleocroísmo** de fraco a moderado; quando submetido a rápido aquecimento ou resfriamento, ocorrem fraturas internas. À luz do dia e exposta a alta temperatura, sua cor pode ser alterada. É atacado muito levemente por ácidos. O topázio mais raro e valioso é o topázio imperial de cor amarelo-alaranjado, encontrado somente no Brasil, na região de Ouro Preto/MG. O Brasil é o principal produtor dessa gema, depois vem Rússia, Sri Lanka, Burma, Austrália, Japão, Madagascar, México, África do Sul e EUA.

gemas preciosas de novembro

Colar delicado em ouro amarelo com topázio azul

 

gemas preciosas de novembro

Brincos e anel em ouro amarelo com diamantes e topázio imperial de Dorion Soares

 

gemas preciosas de novembro

Anel em ouro rosa com topázio branco

 

Curiosidades e Simbologias

 

Topázio – O topázio foi muito usado no antigo Egito e em Roma e no século XVIII, na realeza francesa e espanhola. Mas foi a partir do século XIX que passou a ser muito conhecida e aumentou sua popularidade, principalmente na Inglaterra e França. Essa gema preciosa está associada à beleza feminina e longevidade. Acredita-se que o topázio melhora os poderes mentais e a visão, evita a insanidade, aumenta a sabedoria, cura insônia, asma, hemorragias e ameniza a raiva. Na área física, o topázio azul é usado para inflamações na garganta, problemas referentes à fala, tireoide hiperativa, saúde geral do pescoço e ainda pode ser usado para acalmar enxaquecas. O topázio branco ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas. O topázio dourado (topázio imperial) pode ser usado para desequilíbrios urinários ou renais. Diz-se também que é a gema dos farmacêuticos e bioquímicos e que o topázio azul celebra o 2° ano de casamento e o topázio imperial o 5° ano de casamento.

Citrino – Uma das gemas preciosas mais conhecidas na história; em 300 a.C., o citrino já era usado como gema e foi trabalhado como cabochão (tipo de lapidação) e camafeu na Grécia e Roma por todo o primeiro e segundo séculos. No período Romântico, em meados do século XIX, o citrino passou a ser mais comercializado nas joalherias. Conhecida como a pedra da fortuna e do sucesso, acredita-se que o citrino seja capaz de acalmar a agitação mental, trazer força de vontade, segurança, além de melhorar a resistência e energia física, sustentar o sistema endócrino e estimular a criatividade para grandes empreendimentos. Diz-se que o citrino é a gema dos comunicadores, do funcionário público, dos terapeutas alternativos e dos vendedores; e que corresponde ao 7° aniversário de casamento.

gemas preciosas de novembro

Bracelete em ouro amarelo com citrino e topázio azul

 

 

 

*Clivagem é uma propriedade muito útil na identificação de um mineral. A clivagem é sempre paralela a uma possível face do cristal. É uma propriedade condicionada pela estrutura cristalina dos minerais, isto é, do seu arranjo cristalino interno. Quando os planos produzidos são bem definidos e brilhantes, dizemos que pertencem a uma direção de clivagem perfeita, em caso contrário, dizemos de uma clivagem pobre ou pouco definida. Fonte: dicionarioinformal.com.br/clivagem

**Pleocroísmo é uma propriedade ótica das gemas anisotrópicas e coloridas de transmitir a luz de maneira diferente, dependendo do ângulo em que é observada apresentando assim diferentes cores na mesma gema. Na maioria das gemas, as cores são bastante próximas, mas, em alguns casos (andaluzita, iolita), isso pode ser bem visível. Fonte: Joias fundamentos, processos e técnicas – Senac

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Categorias, Gemas and tagged , , , , , , , .

Deixe um comentário