Como Cuidar Da Semijoia

A maioria das mulheres tem o hábito de guardar suas joias ou semijoias todas juntas, seja em um portajoias ou numa caixinha não muito apropriada. Para que a vida útil da sua joia seja longa, devemos ter alguns cuidados básicos e essenciais. Toda joia ou semijoia que não é armazenada corretamente, ou que não recebe uma limpeza periódica, está condenada à perder seu brilho, arranhar ou quebrar a pedra incrustada ou danificar o fecho, perdendo sua beleza original. Darei algumas dicas de como manter sua semijoia sempre linda e em perfeito estado. Por se tratar de uma peça que não é fabricada em prata ou ouro maciço, é preciso tomar alguns cuidados de armazenamento e limpeza.

Dicas de Conservação e Limpeza

– Guardar cada joia separadamente em um portajoia ou estojo forrado e individual. Caso queira colocar mais de uma joia no portajoias, use um saquinho de tecido, camurça ou veludo para cada uma. Isso evita arranhões ou danos mais graves às pedras ou ao metal e você ainda está diminuindo o fator de oxidação no metal. Até as peças mais resistentes podem ser danificadas em sua superfície, o que resultaria na perda do brilho e consequentemente, na beleza da peça. Dica: Coloque um pedaço de giz escolar branco dentro do estojo ou portajoias. O giz absorve a umidade e evita que as peças fiquem embaçadas.

– Evite que sua semijoia tenha contato direto com produtos químicos fortes, normalmente presentes nos perfumes, loções, óleos, tinturas, spray de cabelo e cremes hidratantes; tome cuidado também com os produtos de limpeza e abrasivos, que causam manchas nas peças. Lembre-se: uma joia bem cuidada dura pra sempre.

– Retire a semijoia antes de entrar no banho, mar ou piscina, pois o cloro, o sal e o vapor d’água são prejudiciais à sua estrutura.

– Se possível, evite usar na praia, pois a mistura da areia com a água do mar, pode danificar sua semijoia.

– Evite lavar as mãos usando seus anéis, pois o sabonete (mesmo líquido), pode aderir nas partes internas do anel, retirando seu brilho com o tempo.

– Quando não estiverem em uso, proteja as semijoias da luz e variações abruptas de temperatura.

Limpeza: após o uso, sempre use uma flanela limpa e seca própria para joias (flanelinha mágica amarela ou flanelinha de camurça). O suor da pele e as partículas de poluição acumuladas, também ajudam para que a semijoia perca seu brilho com o tempo.

– Algumas pessoas tem uma concentração maior de iodo no organismo, o que pode escurecer mais rapidamente os metais da semijoia. Nesse caso, recomenda-se um novo banho de ouro, prata ou ródio para restabelecer o brilho original.

Como cuidar da semi joia

 

Pérolas Merecem Cuidados Especiais

– As pérolas devem ser guardadas separadamente das outras joias.

– As pérolas são muito sensíveis, e por isso, não podem entrar em contato com perfumes, cosméticos em geral e ácidos, que podem alterar seu brilho e a cor. Semijoia com esta gema exige um cuidado especial, pois tendo o cálcio como seu elemento principal, doa elétrons em contato com outros minerais e compostos químicos, se desfazendo com facilidade.

– Após o uso, deve-se passar uma flanela macia e pouco umedecida com água filtrada para conservar o brilho e retirar o resíduo dos cremes, suor da pele e maquiagem. A pérola nunca deve ser lavada, pois possui furos por onde passa o fio, que não pode ser molhado.

– Para maior segurança, é aconselhável reenfiar os colares e pulseiras em fios de algodão ou seda com nó, no mínimo uma vez por ano ou sempre que estiverem fracos ou esticados.

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Dicas, Joias e Acessórios and tagged , , , , , , , .

Deixe um comentário