A Energia dos Cristais

Particularmente, o cristal de rocha é a pedra preciosa que eu mais admiro. É o mais comum dos minerais, podendo estar presente em todos os tipos de rochas. É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma, o que garante uma maior estabilidade. É um dos minerais mais abundantes na Terra e sempre foi conhecido por sua beleza, poder de cura e por potencializar a energia. Sempre exerceram uma profunda influência nos homens e por terem um arranjo molecular perfeito e eletromagnético de alta frequência são capazes de alterar a energia de quem está por perto. Os gregos consideravam o cristal como o terceiro olho da Terra e os romanos usavam esta gema para rituais de captação de energia do cosmos. Nos tempos antigos, pensava-se também que o cristal de rocha ou cristal de quartzo (por fazer parte da família do quartzo), era o gelo formado pelos deuses. Os cristais possuem uma estrutura molecular, agindo no equilíbrio mineral e energético dos seres vivos. Esta pedra preciosa é usada para desbloquear e reequilibrar energias e emoções, aliviando sintomas negativos ou aflorando memórias e sensações importantes para o desenvolvimento pessoal.

Formação do Cristal de Quartzo

A Energia dos Cristais

Anel de Ouro Amarelo com Quartzo Rosa e Quartzo Rutilado

As cores dos cristais variam de acordo com as irradiações naturais nas camadas mais profundas da Terra (quartzo fumê) ou da influência dos metais na sua composição (titânio no quartzo rosa ou ferro nos citrinos e ametistas). O cristal de rocha é incolor e translúcido e por sua transparência perfeita, depois de lapidado, visualmente se assemelha ao diamante. O cristal de quartzo rutilado, por sua vez, apresenta no seu interior, inclusões de pequenas agulhas de rutilo (estas variam no vermelho, preto ou amarelo-ouro), formando um mosaico de feixes simétricos.
Os cristais encontrados na natureza têm como característica a estrutura (substância) cristalina. Ao contrário das substâncias amorfas como os plásticos e vidros. Quando se fala em copo de cristal, lustre de cristal e vaso de cristal, por exemplo, o que se está descrevendo é um vidro de alta qualidade que contém elevada porcentagem de óxido de chumbo para obter mais brilho. Pela semelhança com os cristais de rocha incolores, estes adornos para casa são chamados de cristal, mas são objetos que não possuem estrutura cristalina e sim, amorfa.

A Utilidade dos Cristais

Antigamente, o cristal foi extensivamente utilizado na fabricação de objetos de decoração, como adornos, amuletos e também foi muito usado nos chacras (centros de força que distribuem as energias necessárias à vida e que proporciona o crescimento das faculdades psíquicas no ser humano). Os chacras podem ser desenvolvidos por técnicas respiratórias, ativação por energia fluídica ou pelo uso dos cristais. Nos dias de hoje, o quartzo é largamente usado na indústria automobilística, bélica, da computação, construção civil, elétrica, metalúrgica, química, de telecomunicações e na relojoaria. O cristal fosco ou transparente e o quartzo colorido também ganharam status e são muito utilizados no comércio joalheiro. Podem ser lapidados em qualquer tamanho e forma: lapidação cabochon, baguete, lapidação esmeralda ou brilhante; polidos ou rodeados de ouro e diamantes, os cristais conquistaram o mercado, ganharam preços de joias e se tornaram uma tendência consolidada e ascendente. Podemos dizer que as joias confeccionadas com esta gema, definitivamente invadiu o universo fashion das joalherias e agradou tanto a mulher descolada quanto a mulher tradicional.

Bracelete da HStern de Ouro Nobre com Cristal de Rocha

Bracelete da HStern de Ouro Nobre com Cristal de Rocha

Curiosidades

A descoberta das propriedades do quartzo para a medição do tempo com absoluta precisão abriu as portas à era da relojoaria eletrônica. O quartzo perfeitamente cortado em lâminas, lapidado e completado com eletrodos, quando sujeito a uma corrente elétrica vibra com tal estabilidade (gerando o movimento dos ponteiros), que funciona como instrumento regulador de um relógio, só sendo superado em precisão pelo relógio atômico. Atualmente se utilizam cristais de quartzo sintéticos nos relógios. Outra curiosidade é que a base do prêmio Palma de Ouro em Cannes é de cristal de rocha.

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Gemas, Moda e Beleza and tagged , , , , , , .

Deixe um comentário