Livro: Dior For Ever

Neste post falo resumidamente sobre o livro Dior For Ever. A obra da historiadora de moda Catherine Örmen me surpreendeu com a riqueza de detalhes, ilustrações e conteúdo de qualidade, expondo a carreira glamorosa e triunfal de um dos maiores nomes da alta-costura de todos os tempos, Christian Dior. O livro editado pela Larousse é indispensável aos apaixonados por moda, não só pelo conhecimento que irá agregar, mas também por conter vários mimos reproduzidos como os convites para o lançamento do perfume Miss Dior em 1947 e para o desfile outono-inverno 1954-1955, croquis históricos e press-release sobre coleções; tudo anexado em delicados envelopes de seda. O livro destaca também as musas do francês Christian Dior, as joias da grife, os acessórios excepcionais e seus perfumes.

IMG_9468 IMG_9473 IMG_9474 IMG_9476 IMG_9482

As Artes de Christian Dior

Podemos afirmar que Christian Dior foi um gênio, um artista do mundo da moda que marcou para sempre a história da costura. Tudo começou no ano 1947 em Paris, quando apresentou seu exitoso desfile para divulgar a Maison Dior sendo reconhecido instantaneamente pela imprensa internacional. A partir daí, nasce o célebre e talentoso costureiro que com seu estilo emblemático, revolucionou a moda. O livro relata toda a trajetória bem sucedida de Christian Dior, a maneira de pensar e suas inspirações, a admiração pela elegância e feminilidade da mulher, sua paixão por flores, essências e perfumes, o modo como executava seus desenhos, os luxuosos tecidos de seus vestidos, os bastidores dos desfiles e até detalhes da sua infância na casa da família, em Granville. Christian Dior também foi um grande curioso e apreciador da arte propriamente dita, assim como grande colecionador de móveis raros, desenhos e pinturas. Em 1928, abriu sua própria galeria de arte onde foram expostos Picasso, Matisse, Braque, Calder, Giacometti, Dalí, entre outras obras de amigos. Contribuir e divulgar a arte faz parte do mundo Dior. A Maison patrocinou em 2012 a exposição “O Impressionismo e a Moda” do Museu D’Orsay.

IMG_9489 IMG_9495 IMG_9497 IMG_9498 IMG_9503

Joias Christian Dior

Além de vestir mulheres ao redor do mundo, dentre elas estrelas do cinema, duquesas e princesas, Christian Dior criou coleções também para homens e crianças. Dentro do enorme arsenal de produtos lançados, destacam-se linhas de tratamento de pele, maquiagem, lingerie, sapatos, bolsas, chapéus e joias. Esta última, sendo um luxuoso ornamento, ocupa uma posição de suma importância nas coleções da Maison Dior. Dentre as inúmeras informações contidas nesse livro, transcrevo o seguinte trecho: “Em 1947 foram: “rios de diamantes, brincos, junquilhos, brancos ou fumês, colares com motivos ricamente ornados de pérolas negras”. Em 1948, “largos torçados de âmbar, de coral, de safira, de esmeraldas ou de ametistas”, e, para noite, “rios de estrelas de diamantes para pôr nos cabelos ou prender sobre as blusas”. Para o verão 1949, brincos bem luminosos, correntes e longos colares coloridos. Para a coleção Meio do Século; broches, pesados colares de ouro e de passamanaria. A lua crescente era a forma favorita, apresentada em todo tipo de joia”.

A partir de 1951, as joias eram mais discretas e sendo assim, para as coleções seguintes, elas foram confeccionadas principalmente com strass, ouro, porcelana branca, pedras coloridas, pérolas e o diorito (pedra de origem vulcânica).

Em 1998, nasceu a Dior Joaillerie, que tem a talentosíssima Victoire de Castellene como diretora artística da grife. As joias são incrivelmente poéticas, mágicas, coloridas, versáteis, criativas e sempre trabalhadas à mão por artesãos de excelência do mundo joalheiro.

 

IMG_9483 IMG_9487 IMG_9491 IMG_9505 IMG_9506IMG_9510

Indico Dior For Ever para todos aqueles que gostam, estudam ou vivem da moda, para pessoas que se interessam pela história da vestimenta, joias e acessórios e também para aquele que aprecia um belo livro; este por sinal, notadamente criado com extremo cuidado, bom gosto e cheio de surpresas. Fica a dica de leitura.

Fonte: Livro Dior For Ever De Catherine Örmen – Editora Senac São Paulo

Nota: A autora deste post esclarece que este artigo não possui fins lucrativos ou comerciais.

 

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Joias e Acessórios, Looks, Moda e Beleza and tagged , , , , , , , .

Deixe um comentário