Mulheres que Amam Joias

Desde as joias mais clássicas de linhas delicadas, reluzentes com brilhantes ou pedras preciosas que remetem ao luxo até as joias mais despojadas e contemporâneas consideradas básicas para o dia a dia, todas elas são apreciadas pelas mulheres que amam joias.
As joias são admiradas e desejadas há muito tempo, tradicionalmente passam de mãe para filha, se tornam verdadeiros amuletos e pelo valor e durabilidade curiosamente são reconhecidas como símbolo de poder, beleza, riqueza e glamour.

Resumidamente, no que se refere a joias, essas têm características bem diferentes mas têm a mesma origem: são recursos naturais extraídos da natureza, por isso são matérias-primas esgotáveis.

Ouro, Prata e Platina

Fazem parte da família dos metais isolados. O ouro, por exemplo, é um dos metais mais antigos e conhecidos pelo homem e algumas das características mais marcantes desse metal dourado é a sua maleabilidade, que é a capacidade do ouro em ser moldado e adaptado. Além disso, é resistente à oxidação e é um metal hipo alergênico (não causa reação alérgica). Outros metais como o cobre, paládio e ródio também são usados na confecção de joias.

Pedras preciosas

O mais importante para se falar sobre pedras ou gemas preciosas, é que toda pedra com qualidade para uso em joalheria é considerada preciosa, portanto, o termo “pedra semipreciosa” é totalmente errôneo. Dentro desta maravilhosa família dos minerais, simplifico dizendo que essas gemas são classificadas de acordo com suas características físico-químicas. O peso das pedras, que é uma das classificações, é medido em quilates; já a resistência a arranhões é medido pela escala de dureza da pedra, que colocou o diamante como o mineral mais duro que existe. O fato de uma pedra ser resistente a arranhões não significa que ela não possa ser quebrada. Algumas pedras preciosas muito conhecidas e usadas na confecção de joias estão a ametista, o rubi, esmeralda, turmalina, quartzo, topázio azul, água marinha, citrino dentre outras com sua pluralidade de cores.
Para valorizar ainda mais uma pedra, esta ainda no estado bruto precisa passar por um processo de embelezamento conhecido como lapidação onde criam-se facetas que intensificam seu brilho. Além das gemas naturais também existem as gemas sintéticas que são feitas em laboratórios resultando nos mesmos princípios físico-químicos da pedra natural.

Marilin Monroe.

Marilin Monroe no filme Os Homens Preferem as Loiras.

Pérolas

A pérola é basicamente uma gema pronta, ou seja, é só lavar depois que é retirada da ostra ou molusco. A pérola cultivada pelo homem também tem grande valor comercial e ao longo dos séculos simboliza refinamento, elegância, romantismo, riqueza e poder. Uma curiosidade sobre a pérola e que sua esfera simboliza a continuidade da vida.

Cada mulher tem um estilo próprio de vestir uma joia mas de uma maneira geral, querem se sentir elegantes e sofisticadas em qualquer ocasião. Engana-se quem pensa que só as românticas gostam de joias. Até mesmo uma mulher super prática e sem tempo para vaidades pode usar uma joia. Não importa a ocasião nem o horário, o importante é usar uma bela joia para compor um visual e agregar a esse look clássico ou não um conjunto harmónico.

Confesso que adoro joias! E você? Sinta-se a vontade para comentar sobre este post!

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Joias e Acessórios and tagged , , , , , , .

Deixe um comentário