A nobreza da prata

A prata (Ag) é um dos metais nobres encontrados na natureza popularmente chamado por metal precioso em virtude de sua raridade. Neste post, quero passar um pouco que sei sobre este delicado metal, o seu comportamento, características e as principais técnicas usadas de trabalhar com a prata. A prata faz parte do grupo dos metais não ferrosos (metais nobres) como, o ouro, o paládio, a platina e o cobre – que são os metais empregados na joalheria. A prata é um metal de cor cinza, brilhante, muito dúctil e maleável. Ela é encontrada na natureza em forma de pepitas ou grãos e é um ótimo condutor de calor e de eletricidade. A prata, como o paládio (outro metal nobre), não se altera ao ser exposto ao ar seco, mas em contato com o ar úmido, fica preta devido à formação de sulfeto na superfície.

prata

Barras de prata pura

Prata de lei

 

A prata pura (1.000) tem dureza muito baixa (2,5 a 3,0 na Escala de Mohs) e por isso, é considerada muito macia para ser trabalhada. Ela arranha e amassa com facilidade. As suas qualidades melhoram de forma considerável quando a prata é ligada com o cobre, permitindo assim, um melhor comportamento, resistência e dureza quando trabalhada mecanicamente. Na confecção de joias são empregadas geralmente ligas, de ouro, prata, paládio e platina. As ligas com metais de menor valor são consideradas bijuterias. Quando a prata é fundida em liga numa proporção de 925 partes de prata fina ou pura para 75 partes de cobre, resulta na conhecida prata de lei. Desde o século XIII, quando o rei de Portugal decretou uma lei estabelecendo que toda prata deveria ter no mínimo 80% de pureza, é mantida essa dominação – prata de lei – como padrão internacional na fabricação de joias. No Brasil a prata de lei pode variar de 925 a 950, variando de acordo com a região. Qualquer objeto ou joia que tem marcado o valor 925 significa que sobre 1000 milésimas partes, 925 partes correspondem à prata fina e o restante a metais que intervêm na sua liga (geralmente o cobre). Uma boa liga metálica* é aquela em que os metais em fusão se misturam perfeitamente e permaneçam assim depois de resfriados e solidificados. Esse processo, além de aumentar a dureza e resistência do metal, também ajuda na redução do preço em virtude de adição de metais mais baratos, na diminuição do tempo de fusão e peso específico. O ponto de fusão da prata pura é de 961° C.

prata

Esferas de cobre

prata

Prata pura e cobre sendo preparados para a fusão

Trabalhando com a prata na joalheria

A maioria dos prateiros (profissionais que trabalham com a prata) costuma comprar a prata já ligada (prata de lei) em chapas laminadas, fios ou tubos ocos e com a espessura e dimensão desejadas. Apesar disso, é muito importante que o artesão saiba fundir e também ligar a prata fina (pura) para a obtenção de prata de lei. Para fabricar uma joia de prata (ou outro metal nobre) podem ser utilizados três processos diferentes. A joia pode ser confeccionada direto na bancada de ourives, manipulando os metais e as ligas metálicas, processo chamado de ourivesaria; também por meio da modelagem em cera que é o outro processo usado na confecção de joias e através de tecnologias avanças como a prototipagem rápida. Avaliar criteriosamente essas opções possibilita escolher processos com melhor custo benefício. Falarei sobre toda a cadeia produtiva da joalheria nos próximos posts, identificando cada processo, conjunto de etapas e técnicas fundamentais que são utilizadas na fabricação de joias em prata e em outros metais nobres.

prata

Colar de prata de lei

 

prata

Chaleira antiga de prata de lei

*Liga metálica – Liga metálica é o produto da fusão ou derretimento de dois ou mais metais, a uma determinada temperatura e em condições determinadas. Fonte: Confeccionador de joias, Fundamentos da joalheria – SENAI

Fontes de Pesquisa:

Joias, fundamentos, processos e técnicas – SENAC

A Ourivesaria de Carles Codina – Editora Estampa

 

 

 

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Dicas, Gemas and tagged , , , .

Deixe um comentário