O Poder Das Pedras Preciosas

Adoro falar sobre as pedras preciosas. Este não é meu primeiro texto sobre o assunto e com certeza não será o último. Desde o começo da história da humanidade, as pedras preciosas eram consideradas valiosas, principalmente por seu valor simbólico, sua pureza, durabilidade, misticismo e beleza. Conforme já dito nesse blog, já nos tempos antigos as pedras preciosas eram usadas como símbolos de riqueza, status e proteção, na forma de amuletos. Com o passar do tempo e a evolução da civilização, a variedade de minerais explorados pelo homem foi aumentando, assim como sua comercialização organizada. A maioria das pedras preciosas é resultado de minerais que se formaram em condições variadas no interior da Terra. Essas pedras, depois de lapidadas, podem ter várias utilidades, mas é principalmente usada na criação de joias e acessórios, que tem grande prestígio e valor comercial. Você tem curiosidade sobre a energia das pedras preciosas ? A seguir vou falar de algumas delas, destacando suas simbologias, variedades e crenças relacionadas.

Pedras Preciosas Variadas

Pedras Preciosas Variadas

Curiosidades Sobre Pedras Preciosas

Ágata

Também conhecidas como “Pedras do Fogo”; segundo os povos antigos, traz proteção, amizade, justiça e vitalidade. Desenvolve a coragem, sinceridade e a autoconfiança. É excelente para combater a ansiedade, transmitindo muita paz e bem-estar. Normalmente são usadas como pingentes ou amuletos que protegem da inveja e das doenças. Os antigos romanos acreditavam que as ágatas em forma de anéis poderiam oferecer-lhes poder e riqueza.

Âmbar

Indica sucesso, sorte, beleza, proteção, motivação, sexualidade e amor. Algumas de suas propriedades é de despertar a alegria de viver, além de ajudar no tratamento de doenças cutâneas e musculares. Entre os povos Árabes, o âmbar era usado como amuleto para afastar os maus espíritos e dar alegria.

Ametista

Traz paz e espiritualidade. É a pedra mais usada na meditação, elimina o estresse, inspira a cura, a intuição e por séculos foi considerada uma remédio contra a embriaguez. Os gregos acreditavam que a Ametista tinha o poder de transformar os maus pensamentos em pensamentos positivos e otimistas, além de proteger a pessoa que usasse de falsas amizades. Sua cor varia do violeta azulado pálido ao violeta profundo. A cor mais apreciada é o violeta intenso com tons avermelhados. Conhecida por incentivar o celibato, também era usada como ornamento em igrejas na idade média. Simboliza o amor profundo, felicidade e riqueza.

Água Marinha

Sua cor varia do azul claro esverdeado ao azul intenso. Grandes cristais de água marinha podem ser encontrados na natureza, o que possibilita uma variedade de lapidações e tamanhos. Diz a lenda, que a água marinha é o tesouro das sereias, o talismã dos marinheiros e dos viajantes do mar. Também tinham a convicção que, quando uma noiva ao ser presenteada pelo noivo com uma água marinha no dia do casamento, suas almas seriam unidas para sempre; por isso, acreditava-se que era uma pedra de extrema sensibilidade. Os romanos acreditavam que essa gema curava dores estomacais, fígado e garganta e que trazia harmonia ao casamento, aumentava a coragem, a sabedoria e o talento musical.

Berilo

Anel com Berilo

Anel com Berilo

Estimula e aumenta o poder de atração do sexo oposto, proporciona sensação de alegria e impulsiona o erotismo. Os romanos lapidavam o berilo

para servir de óculos melhorando a visão de quem assistia as lutas dos gladiadores. Diz-se que o imperador Nero tinha este tipo de óculos.

 Citrino

Indica prosperidade, motivação, auto-estima, atrai a capacidade de ganhar dinheiro e inspira sucesso profissional. Apresenta uma variação de cores que vai do amarelo claro ao laranja-avermelhado e marrom-alaranjado. Diz-se também que o citrino auxilia a digestão, ajuda na eliminação das toxinas do corpo, atua sobre o sistema imunológico e na regeneração dos tecidos. Segundo a história, os povos antigos romanos usavam esta pedra para se proteger de maus olhados.

Esmeralda

É a pedra do amor incondicional, da confiabilidade e da fidelidade. Para o tratamento físico tem efeito rejuvenescedor sobre a pele, além de ajudar na cura de infecções. A cor mais valiosa é o verde intenso e transparente. Segundo consta, essa pedra serve de proteção para aqueles que estão viajando; traz sucesso, intelecto, capacidade inventiva e habilidade na escrita. No Egito, Cleópatra enfeitava-se com muitas esmeraldas, pois acreditava que nelas estava a beleza eterna de Vênus.

Granada

Indica sexualidade e paixão. Aumenta os desejos, emoções, vitalidade, criatividade, ousadia e coragem. Diz-se que a granada pode revelar o que está escondido. É benéfica em caso de depressão e melancolia. Apresenta uma grande variedade de cores, com exceção da azul; a mais tradicional e conhecida é a vermelha. As lendas afirmam que as granadas ajudam na cura de doenças de pele e que são antitérmicas.

Opala

Joia com Opala

Berloque com Opala

É uma gema que possui as cores do arco-íris. Indica proteção astral, sensitividade, beleza e dinheiro. Acredita-se que esta pedra possui um grande valor espiritual, traz energia positiva no dia a dia, aumenta a fidelidade, conduz ao sucesso e favorece a vida matrimonial. Os gregos acreditavam que a opala trazia capacidades de fazer profecias e que curava doenças dos olhos. São usadas para proteção e como amuletos para atrair sorte.

Quartzo

Diz-se que esta gema de vibração energética traz amor, harmonia, paz, desenvolve os músculos e protege contra as radiações. O quartzo gera eletromagnetismo e dissipa a eletricidade estática estimulando o sistema imunológico, trazendo equilíbrio ao corpo. É excelente para harmonizar todos os chakras e aliviar queimaduras. Esta pedra, além de ser utilizada na confecção de joias, também é muito usada na fabricação de vidros, esmaltes, fibras ópticas, refratários, cerâmica, relógios, produtos eletrônicos e lixas. Existe uma variedade cristalina imensa dessa gema como o quartzo fumê, quartzo rutilado, quartzo rosa, quartzo leitoso, quartzo azul, quartzo olho-de-falcão, quartzo olho-de-tigre, dentre outros. Cada quartzo tem uma função específica de acordo com seu tamanho e coloração.

Rubelita

Possui uma variação de cores que vai do rosa intenso ao vermelho intenso. Traz alegria, entusiasmo, sabedoria, criatividade e fertilidade. A rubelita é associada às terapias das doenças de sistema digestivo, do coração, dos pulmões e pâncreas. Protege o corpo em exposição demasiada ao sol.

Tanzanita

O profundo azul da tanzanita é fantástico e pode variar até uma tonalidade azul-violeta. A tanzanita é muito indicada para os “workaholics” e para aqueles que estão sobrecarregados, pois acalma a mente hiperativa e tem efeito relaxante. Além de ser utilizada em meditações, esta gema melhora as atividades psíquicas, abre o coração aumentando o humor e traz sentimentos de paz. Diz-se que fortalece o sistema imunológico, regenera as células, trata do baço, pulmões, cabeça, garganta e peito. Acredita-se também que estimula a fertilidade e cura doenças de ovário e testículo. Infelizmente, por ser encontrada somente em um único lugar no mundo (Tanzânia, África) e devido à exploração desenfreada, esta pedra preciosa de grande beleza está ameaçada de extinção.

Topázio Azul

Esta pedra preciosa varia do azul claro ao intenso, sendo a cor azul celeste brilhante a mais apreciada. Indica felicidade, bom humor, possui um efeito relaxante e proporciona calma e paz. Conhecida também como a “gema da verdade”, além de estimular as capacidades cênicas e musicais, é considerado por cantores, pintores e artista teatrais, uma pedra de proteção e sorte. Protege a laringe, os canais respiratórios e alimentares. Indicado também para esclarecimento de ideias confusas, inspiração, limpeza e sono.

Turmalina Paraíba

A turmalina paraíba é considerada a pedra mais linda do mundo, além de ser também a mais rara. Das cinco minas onde ela é encontrada, três ficam no Brasil. Sua cor varia do verde esmeralda, turquesa, azul, safira azul, violeta azulada até ao elétrico azul brilhante neon. A turmalina paraíba contém cobre, que lhe confere o tom de azul intenso e o brilho único. Essa pedra de brilho próprio que foi descoberta na década de 80, com sua produção cada vez mais escassa (meros 20 mil quilates por ano), contra 480 milhões dos diamantes, torna esta gema cada dia mais cara e cobiçada.

Seja qual for o motivo, entende-se que muitas pessoas utilizam as pedras preciosas esperando por vários efeitos que elas terão em suas vidas. Acreditando ou não, seguindo ou não essas crenças antigas, as pedras preciosas são minerais muito bonitos que sempre terão nossa admiração e vontade de adquiri-las, seja para usar como ornamento para o corpo ou para a casa, como amuleto ou em acessórios variados.

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Gemas, Moda e Beleza and tagged , , , , , , , .

Deixe um comentário