O Que é Joia Vintage

O que é uma joia vintage? Joia vintage é aquela joia que foi fabricada e usada por alguém a partir do ano 1900 e que pode estar ou não ainda no mercado. Joia vintage abrange o século passado, ou seja, precisa ter mais de 20 anos e menos de 100 anos de idade. Uma joia que foi confeccionada antes de 1900 já é considerada joia antiga. A palavra vintage também é usada para a moda: roupas, sapatos e acessórios; para carros, motos, relógios e tudo que foi obra de artesãos na qual marcaram uma época. Vintage é um estilo de vida e moda retrô que nos dias atuais não se usa mais. A recuperação do estilo pin-up, por exemplo, é considerada “moda vintage”.

o que é joia vintage

Aos 92 Anos, Iris Apfel É Fashionista E Um Verdadeiro Ícone De Estilo

o que é joia vintage

Conhecida Pela Excentricidade, Iris Apfel Também É Criadora De Joias

o que é joia vintage

A Estilosa Beatrix Ost É Produtora De Cinema, Desing E Escritora

o que é joia vintage

Beatrix Ost Posando Com Suas Joias Vintage

Por Que Comprar Joia Vintage

Joias inspiradas no estilo clássico sempre trazem um toque de glamour e sofisticação ao presente. Além de carregarem uma história, que é um enorme valor agregado, a joia vintage tem um bom custo/benefício. O custo de uma joia vintage no mercado é bem inferior às joias vendidas nas joalherias e geralmente foram confeccionadas com pedras preciosas naturais (e não sintéticas), que hoje numa joia moderna, custaria o dobro do preço. O que precisa ser feito com atenção é adquirir a joia vintage com um joalheiro de confiança, depois limpar e dar o polimento desejado para ser usada novamente. Se você tem alguma dúvida se vai usar uma joia vintage, saiba que este estilo nunca esteve tão na moda como agora.

o que é moda vintage

Joias Vintage Em Looks Modernos

o que é joia vintage

Joias Clássicas Nunca Saem De Moda

Cuidados ao Comprar uma Joia Vintage

Na maioria dos casos, uma joia vintage passa de geração em geração numa família, mas também podemos comprar em brechós, feiras de antiguidades, leilões e pela internet. Antes de adquirir uma joia vintage, deve-se tomar o cuidado e seguir algumas regras de segurança para que sua compra seja realizada com sucesso.

– Compre em joalherias de confiança ou lugares de boa reputação (busque referências).

– Priorize as joias que tenham assinatura. O nome do criador numa joia vintage é muito importante para garantir a qualidade e procedência dos materiais utilizados.

– Tenha certeza que está comprando o metal da sua escolha (se for uma peça de ouro, por exemplo) e não uma liga. Para isso, peça ajuda a um ourives de sua confiança para fazer o teste.

– Se houver pedra preciosa na joia, verifique que a mesma não está arranhada ou quebrada.

– Verifique se as garras estão em bom estado e dando segurança necessária para as pedras cravejadas.

– Tenha certeza que as pedras preciosas (se houver), são legítimas e não falsas.

– Verifique o estado do fecho, pois é essencial que a joia fique bem firme sem o risco de cair.

Joia Vintage é um Clássico

Você pode perfeitamente usar peças clássicas, que fazem lembrar outra época, de maneira moderna e evitar que seu figurino fique no passado. Uma dica para se usar corretamente seria evitar compor, no mesmo look, mais de uma peça vintage, pois seu visual ficará carregado. A tradição de uma noiva usar no seu casamento uma joia herdada pela mãe ou avó, além do valor histórico, cria um vínculo de cumplicidade entre a noiva e sua família. Isso é um clássico! Peças clássicas, como o próprio termo diz, são atemporais e nunca saem de moda, são amadas e se bem conservadas podem compor visuais muito descolados e serem usados em qualquer ocasião e épocas diferentes. Para quem procura um look vintage ou retrô, sabe que não pode faltar dentre suas peças, um colar de pérolas, lindos brincos, pulseiras e é claro, um pingente grande que também pode ser usado como broche. As joias vintage são únicas, lúdicas, geralmente com lindas combinações de cores e podem ser encontradas em lojas em todo país. O mais importante ao adquirir e usar uma joia vintage é sem dúvida escolher uma joia que realmente goste (não simplesmente porque ela é vintage) e que deixe seu visual mais requintado e elegante. Depois de pronta, se prepare para brilhar ! Isso é vintage !

o que é joia vintage

Estilista Francesa Coco Chanel

o que é joia vintage

Lisa Fonssagrives Com Joias Tiffany De 1940

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Dicas, Looks, Moda e Beleza and tagged , , , , , , , .

Deixe um comentário