Tiaras da Realeza Britânica

As tiaras de pedras preciosas usadas pelas famílias reais, tanto nos casamentos quanto nos eventos sociais são e sempre foram um dos símbolos de poder e riqueza que os diferencia dos demais mortais. Essas joias admiradas, ostentadas e desejadas passam de mãos em mãos, viram heranças de família e dentro do papel importante que representam, contam história. Neste post, veremos apenas algumas; afinal, calcula-se 90 tiaras além das coroas que fazem parte da coleção da Rainha Elizabeth II.

 Scroll Tiara

 

Como era de se esperar, o casamento de Lady Catherine Middleton com o príncipe William, da família real britânica, agradou e atraiu milhares de espectadores em todo mundo. A rainha Elizabeth II emprestou para a noiva sua tiara de diamantes (The Scroll Tiara), que ganhou de sua mãe, a rainha Elizabeth, quando completou 18 anos.

A tiara Scroll é estreita e toda cravejada com diamantes e um enorme diamante central na lapidação brilhante.

A tiara de arabescos é do ano 1936 e foi comprada pelo Duke de York (futuro Rei George VI) que presenteou sua esposa (futura Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe). Dentre as tiaras da realeza britânica, esta é considerada uma das mais modestas. Também foi usada pela princesa Margareth (irmã de Elizabeth) e princesa Anne (filha de Elizabeth).

Westminster Abbey at the Royal Wedding in London Friday, April, 29, 2011. (AP Photo/Gero Breloer)

Casamento do Príncipe William com Lady Catherine Middleton, em 2011.

 

Spencer Tiara

 

Em 1981, a princesa Diana, mãe do príncipe William, casou com a tiara Spencer que pertencia à sua família, mas ganhou de presente de casamento da Rainha Elizabeth II, a tiara Cambridge Lover’s Knot, uma joia de 1914 que foi reformada em 1935.

 

A tiara Spencer é de ouro com lindas espirais cravejadas de diamantes.

tiara da família real britânica

Princesa Diana no seu casamento em 1981, usando a tiara Spencer.

 

  Cambridge Lover’s Knot Tiara

 

A tiara de Cambridge foi deixada no testamento da Rainha Mary em 1953 para sua neta, a Rainha Elizabeth II. A tiara de Cambridge quando foi reformada em 1935, perdeu uma carreira de pérolas.

A Rainha Mary com a tiara de Cambridge antes da mudança.

 

Detalhes da tiara de Cambridge após a reforma, destacando os diamantes e as pérolas.

A Princesa Diana estreou sua tiara na abertura do parlamento em novembro de 1981.

 

  Poltimore Tiara

 

A tiara foi criada pelo joalheiro Garrard em 1870 para a princesa Margareth, Lady Poltimore. A tiara foi usada no seu casamento com Anthony Armstrong-Jones, Lord Snowdon, em 1960 na Abadia Westminster. A tiara Poltimore é uma joia muito versátil, podendo ser usada também como colar e broches de onze formas diferentes. Para que a tiara se transforme em outras joias, são necessários alguns acessórios separados como uma chave de fenda especial e um broche.

9992

A tiara Poltimore foi leiloada na Christie’s pelos filhos, em 2006.

 

Grand Duchess Vladimir Tiara

 

A tiara Vladimir Grã-Duquesa, foi herdada pela Rainha Elizabeth II de sua avó, Rainha Mary, depois da sua morte em 1953. Mas antes disso acontecer, existiu uma história. A tiara foi escondida em um cofre no Palácio Vladimir, na Rússia, pela Grã-Duquesa Vladimir (proprietária da tiara naquela época), antes da sua fuga para Veneza com a família, em 1917, no período da revolução bolchevique. Em 1920, a tiara foi recuperada e devolvida para a duquesa, que morreu logo depois. Em 1921, a Rainha Mary comprou da filha de Vladimir e da Duquesa Maria, a princesa Nicolas, a tão cobiçada tiara. A tiara Vladimir Grã-Duquesa sofreu alterações marcantes como a troca das pérolas pelas gotas de esmeraldas, realizadas pelo joalheiro Garrard & Co.

 

A configuração original da tiara com gotas de pérolas posicionadas dentro de cada círculo.

 

A tiara já na montagem com gotas de esmeraldas.

 

A Rainha Elizabeth II usando a tiara na versão sem gemas.

 

 

 

Empresária, criadora e editora deste blog, com ampla experiência no mercado de luxo de São Paulo, nos segmentos de moda e joalheria.

Posted in Joias e Acessórios, Moda e Beleza and tagged , , , , , , .

Deixe um comentário